Fazenda Maruque é referência em gestão da água e sustentabilidade

Minuto Irrigação      terça-feira, 27 de março de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

Camellia Plc é um grupo internacional - uma família global de diversas empresas com patrimônio de 130 anos que emprega aproximadamente 80.000 pessoas em todo o mundo, produzindo uma série de culturas especiais em 3 continentes.

No Brasil, o CC Lawrie, parte da divisão agrícola do grupo, cultiva, principalmente, milho, soja e cevada, que são produzidos em larga escala na Fazenda Maruque, no sudoeste do estado de São Paulo e distribuídos nos mercados mundiais.

As principais métricas para o Grupo incluem uma grande responsabilidade com o meio ambiente e o compromisso com a sustentabilidade. Nos últimos 10 anos a CC Lawrie plantou mais de 15.000 árvores nativas de 120 espécies diferentes para proteger fontes de água, barragens e rios.

A iCrop, responsável pela gestão da irrigação na Fazenda Maruque, além de realizar um acompanhamento constante de todo o sistema, auxilia no gerenciamento de riscos e atua com um papel fundamental no controle de utilização da água.

Cláudio Garcia Ferreira, supervisor de irrigação da Maruque, explica como funciona esse processo: “A cada 15 dias os técnicos da iCrop fazem a visita e acompanhamento na fazenda. Além de realizar a aferição de todo o sistema, engenharia, motobomba, aferição de pressão, medição do rotor, até a saída da água nos bocais, dessa forma, a gente fica sabendo certinho como estamos trabalhando e se estamos jogando só a quantidade de água que a cultura realmente precisa.”

Humberto Zomer, gerente de produção da Fazenda, afirma que a empresa evita correr riscos e para isso, a irrigação eficiente é fundamental. Ele conta sobre prêmios recebidos que só foram possíveis graças ao controle que mostra que a água está sendo utilizada de forma consciente.

"Acreditamos que nossos negócios podem e devem crescer com respeito e cuidado com o meio ambiente ao invés de custar isso. Nós investimos proativamente para garantir que os ambientes onde operamos sejam continuamente protegidos e aprimorados, e procure minimizar qualquer dano que nossas atividades possam causar." – Camellia PLC

Apesar da diversidade de operações, o grupo compartilha um objetivo comum de preservação ambiental, como uma das principais prioridades de gerenciamento, reconhecendo a água como o recurso natural mais fundamental de todos. Em diferentes graus, suas operações enfrentam desafios de disponibilidade, disposição e distribuição de água. Desafios estes, que crescem no ritmo das mudanças climáticas e que requerem cada vez mais atenção.

À luz dessas realidades, o grupo está empenhado em garantir que o gerenciamento da água ocupe um lugar central em sua agenda de sustentabilidade ambiental.

Não deixe de assistir o vídeo, você verá a entrevista completa com a equipe de irrigação da fazenda e poderá conhecer um pouco da estrutura da Maruque, além de apreciar a beleza dos campos de cevada irrigados.


Cadastre-se e fique por dentro das novidades.