Confira a Previsão Meteorológica da iCrop para Novembro, Dezembro e Janeiro

Meteorologia      segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

Resumo das Condições Climáticas Atuais

            Observamos no mês de outubro grande acumulado de precipitação sobre a região centro-sul do país, indicando o provável início da estação chuvosa nessa região. Na última semana do mês de outubro, tivemos dois fenômenos meteorológicos que provocaram grande alteração no regime de chuva em grande parte do país.

Ciclone Extratropical

            Os parceiros inclusos nos grupos exclusivos iCrop Weather, receberam o aviso que na madrugada do dia 27 até o dia 28/10, haveria a formação de um Ciclone Extratropical no sul do país que provocaria acumulados de chuva e rajadas de vento em vários locais da região centro-sul do Brasil. Esse fenômeno provocou inúmeros prejuízos nas áreas onde ocorreu de maneira mais forte.

            Na véspera da formação do Ciclone Extratropical, no dia 26/10, na cidade de Jardim-MS choveu 143,4 mm e 49,8 mm na cidade de Bataguassu-MG. Já no dia 27/10 ocorreu rajadas de vento de até 46 km/h em Mostardas-RS, 40,5 km/h em Torres – RS, e chuva de 37 mm em São Mateus-ES.

Zona de Convergência de Umidade (ZCOU)

            Ainda na última semana de outubro, também foi avisado nos grupos exclusivos iCrop Weather que ocorria a configuração da primeira Zona de Convergência de Umidade (ZCOU) do segundo semestre de 2018, entre os dias 28 e 30/10, ocasionando o deslocamento de umidade da Região Norte em direção ao Centro-Oeste, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia provocando chuva intensa e rajadas de vento.

No dia 28/10, choveu 66,6 mm em Formosa do Rio Preto-BA e 38,6 mm em Comodoro-MT. Em Bataguassu-MS ocorreu ventos de 24,4 km/h no dia 29/10.

            A primeira semana de novembro foi marcada por chuvas intensas em grande parte da região sudeste (foram registrados 100 mm na região de Guarapuava-MG entre os dias 06 e 07/11), centro-oeste (98 mm entre os dias 04 e 05/11 na região de Brasilândia-MS), e no oeste da Bahia com 140 mm registrados na região de Correntina-BA no dia 07/11.

Previsão Climática de novembro a janeiro

            Segundo modelos do CPTEC/INPE, INMET e a FUNCEME, está ocorrendo o aquecimento da superfície do Oceano Pacífico Equatorial, coerente com a ocorrência do fenômeno El Niño que será de intensidade fraca a moderada.

Previsão da precipitação e temperatura por região para o trimestre novembro a janeiro

            A região norte, em sua maioria, deverá apresentar chuvas dentro da média histórica. Já para os estados do Acre, Rondônia, Roraima e a região centro-oeste do Amazonas, as chuvas deverão oscilar entre a média história e acima da média.

            A maior parte da região nordeste deverá apresentar chuvas abaixo da média histórica, com exceção do litoral onde as chuvas deverão ficar dentro da média histórica.

            Com relação à região centro-oeste, no Mato Grosso deverá ocorrer chuvas dentro da média histórica assim como na região centro-norte do Mato Grosso do Sul. Já no estado de Goiás, as chuvas deverão oscilar entre a média histórica a ligeiramente abaixo da média (principalmente na região centro-leste).

            Em Minas Gerais, na região centro-sul e no triângulo mineiro as chuvas deverão oscilar entre a média histórica a acima da média; no noroeste do estado as chuvas deverão ficar ligeiramente abaixo da média histórica e nas demais áreas dentro da média. No estado de São Paulo, as chuvas deverão ficar dentro da média histórica na região central do estado e acima da média nas demais regiões.

            Em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e sul do Paraná, as chuvas deverão ficar acima da média histórica. Já para a porção centro-norte do Paraná, as chuvas deverão oscilar entre a média histórica a ligeiramente acima da média.

            A temperatura deverá apresentar valores acima da média histórica em todo país.

 

Veja também: iCrop agora é membro da Irrigation Association - entenda os benefícios!

 


Cadastre-se e fique por dentro das novidades.