Atenção irrigante: vazio sanitário da soja será mais curto neste ano em Minas Gerais

Nóticias iCrop      segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

A partir do dia 16 de setembro os produtores de Minas Gerais já estarão liberados para fazer o plantio de soja da safra 2019/2020. Isso porque, neste ano, o período de vazio sanitário da soja será mais curto no Estado de Minas Gerais: teve início no dia 1º de julho e se encerra em 15 de setembro. No ano passado, o período terminou no dia 30 de setembro, tendo 15 dias a mais de restrição.

A mudança realizada a pedido do setor produtivo da região, terá impacto positivo na safra 2019/2020. Com a alteração, os produtores da região poderão antecipar o plantio para aproveitar melhor as condições climáticas, e assim, ter melhores resultados. Por não causar prejuízo às lavouras, a alteração foi autorizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e oficializada pela portaria nº 1916 do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). 

Confira abaixo o calendário para o vazio sanitário da soja em outras regiões do Brasil. 

Fonte: Associação Mineira dos Produtores de Soja, Milho, Sorgo e Outros Grãos Agrícolas (Aprosoja - MG)

 

O Vazio sanitário é uma estratégias fundamental para evitar a multiplicação do fungo causador da ferrugem asiática. Neste período, de no mínimo 60 dias, os produtores são proibidos por lei de manter o plantio de soja. O produtor que não cumprir as regras estabelecidas para o período, está sujeito a penalidades como multas que giram em torno de R$ 4,5 mil a R$ 5 mil.

Além de respeitar o período de vazio sanitário, é essencial saber identificar a presença do fungo que permanece durante as entressafras em plantas hospedeiras. Pela diversidade de variações climáticas entre as regiões, é impossível trabalhar com uma recomendação genérica de controle do fungo que satisfaça todas as áreas. Por isso, é fundamental ter uma equipe capacitada para a identificação precoce da doença, realizando um manejo integrado com monitoramento constante e preciso para evitar a multiplicação do fungo.

Veja também: iCrop estará presente na Fenacampo levando as melhores soluções para a agricultura irrigada

 

 

Cadastre-se e fique por dentro das novidades.