“Práticas em Geoprocessamento” é tema de workshop realizado por Geógrafa da iCrop em Uberlândia

Noticias iCrop      quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

Caracterizado como um conjunto de técnicas e procedimentos matemáticos e computacionais para coleta, armazenamento e manipulação de dados, o Geoprocessamento tem sido utilizado como ferramenta para planejamento e tomadas de decisão em diversas áreas da agricultura, desde o mapeamento de áreas até a pulverização das lavouras.

Para apresentar  o que está sendo produzido de mais moderno no âmbito profissional utilizando as técnicas de Geoprocessamento, foi realizado no último mês o workshop “Práticas em Geoprocessamento” no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais – CREA-MG, em Uberlândia. O evento reuniu profissionais das mais diversas áreas como Geógrafos, Geólogos, Biólogos, Engenheiros e Agrônomos.

Durante o evento, a Geógrafa da equipe de tecnologia da iCrop, Fernanda Borges, ministrou cursos de capacitação para geração de mapas a partir de dados pré e pós campo. Trabalhando com geoprocessamento há mais de 5 anos, Fernanda acredita que o mercado e principalmente as tecnologias usadas, estão em constante mudança e por isso é extremamente importante a troca de experiência entre profissionais que atuam na mesma área. “Os cursos oferecidos agregaram conhecimento técnico, teórico, e prático, estimulando o fluxo de novas ideias e contribuindo para que não falte o diálogo entre os profissionais”, explicou.  

Mais do que gerar imagens, é preciso entender como interpretá-las para que possam ser utilizadas de forma mais estratégica, identificar anomalias na lavoura e implementar ações corretivas. Nesse sentido, a iCrop emprega nas áreas irrigadas de seus clientes, técnicas de geoprocessamento com imagens de satélite, utilizando a composição do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI), para verificar as condições da vegetação. A iCrop acredita que as geotecnologias aliadas ao conhecimento e experiência da consultoria em gestão de irrigação, auxiliam os produtores no  acompanhamento das áreas e tomada de decisões.

Veja também: Previsão Meteorológica da iCrop para Novembro, Dezembro e Janeiro

 

 


Cadastre-se e fique por dentro das novidades.