1º Dia de Campo iCrop
Felipe Ferreira quarta-feira, 13 de novembro de 2019
Compartilhe esta página com seus amigos
Na última sexta-feira, 8 de novembro, integrantes do time de back-office: administrativo, financeiro, suporte, marketing e qualidade, das cidades de Uberlândia e Patrocínio, em Minas Gerais, participaram de uma imersão de campo. A iniciativa teve o objetivo de aproximar ainda mais a equipe do back-office das práticas de campo próprias do negócio iCrop. Conhecer a rotina do consultor, a maneira como ele atende e realiza as visitas ao cliente é importante para alinhar e melhorar a assistência da equipe do escritório à equipe do campo. A visita aconteceu na fazenda Agrobergamasco, em Perdizes - MG, e contou com a recepção do proprietário, Gabriel Bergamasco.
As atividades foram guiadas por Daniel Ávila, diretor comercial; Renato, gestor regional; e Ernesto Barbosa, consultor na região do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro. Elas incluíram:
- Conhecer de perto e entender o funcionamento de um pivô;
- Aferição de umidade do solo;
- Construção e manutenção de um piscinão;
- Interação entre as tecnologias desenvolvidas pela iCrop e os proprietários das fazendas;
- Processo de plantio, crescimento da cultura e balanceamento de irrigação de acordo com cada fase de desenvolvimento da planta;
- Etapas do atendimento ao cliente;
- Os porquês de o negócio iCrop ser tão promissor e ter apresentado enorme crescimento nos últimos anos.
Ana Luiza Assunção Lemos, analista de gente e gestão, comentou que esse foi o primeiro Dia de Campo de muitos que acontecerão. “Podemos conhecer clientes e regiões diferentes, assim como atividades específicas desenvolvidas por nossos consultores. Além disso, o Dia de Campo contribui com a integração e entrosamento da equipe, já que pertencemos ao mesmo time”. Ao final da expedição, a equipe se reuniu para um almoço de confraternização.
Muito trabalho pela frente
Atualmente, 20% das áreas agricultáveis no mundo são irrigadas. Esses 20% são responsáveis por 40% da produção mundial de alimentos. Hoje, somos aproximadamente 7,5 bilhões de pessoas no planeta. A expectativa é de que esse número chegue a entre 9,5 e 10 bilhões até 2050. Até este mesmo período, a produção de alimentos terá de dobrar para suprir a demanda global. Isso só será possível por meio de investimentos em tecnologia.
Quando se fala em tecnologia no campo é comum pensar em melhoramento genético de sementes, maquinários mais eficientes, agilidade dos dispositivos de comunicação e aumento da produção. Mas uma das implicações de maior impacto nesse sentido incidirá sobre a irrigação. O Brasil está na sétima posição entre os países com maior área irrigada. Mas tem potencial para ocupar a terceira, atrás apenas de Índia e China.
Esses dados são importantes para ilustrar o potencial do mercado brasileiro de irrigação. Parte disso se deve à configuração econômica da economia do Brasil, subsidiada, em grande parte, pela exportação de commodities e pelo próprio abastecimento interno do país; e, por outro lado, pela demanda crescente de produção de alimentos.
A iCrop presta um serviço de gestão de irrigação cujo objetivo é o aumento da produção e da qualidade do produto, somados à otimização de recursos: redução do consumo de água e energia. Daí a importância do Dia de Campo com todo o time. Por meio deste tipo de iniciativa, a iCrop busca direto da fonte, ou seja, direto do campo e do produtor, as informações de que precisa para produzir novas tecnologias e aprimorar seus serviços, num empenho constante de alinhar as demandas reais do produtor ao trabalho que toda a empresa desenvolve.
Cadastre-se e fique por dentro das novidades.
segunda-feira, 6 de julho de 2020
quinta-feira, 9 de abril de 2020
sexta-feira, 6 de março de 2020
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020
sexta-feira, 6 de dezembro de 2019